O papel fundamental da Educação Infantil é trabalhar questões sociais da criança e para isso é necessário um ambiente afetivo, uma vez que ela precisa se sentir acolhida e segura par se desenvolver.
Muitas crianças vêm para a escola com os pais tendo em mente a questão da alfabetização e não é esse o objetivo principal. Esse processo acontecerá naturalmente a partir de trabalhos, jogos e outras atividades lúdicas desenvolvidas na Educação Infantil. Esse é um plano secundário, entretanto.
A Educação Infantil inclui crianças de 0 a 5 anos de idade, inclusive o Colégio Empreender já conta com um berçário, aceitando crianças a partir de 1 ano até o Pré-2, que atende crianças com 5 anos de idade.
A psicóloga Rejane Lima explica que dentro do ambiente escolar o professor não ficará focado nas letras, embora elas façam parte do ambiente. Até pouco tempo se imaginava que a criança fosse como uma porta rasa, mas hoje se sabe que ela tem uma capacidade grande para absorver um aprendizado.
Aprender já é algo natural da criança, no entanto se o ambiente em que ela se encontra é um ambiente agressivo, que não dá suporte a ela, não possui limites e não dá uma segurança emocional, o processo de aprendizagem acaba sendo barrado e prejudicado. Dentro de um ambiente saudável a criança se desenvolve naturalmente, por isso é tão importante se trabalhar a afetividade na educação.
Muitas crianças chegam ao 1º Ano completamente alfabetizadas, mas a parte afetiva está muito afetada. Ela não tem uma convivência saudável com outros colegas, uma tolerância a frustação muito baixa e muitas não sabem lidar com regras ou com uma negativa. É importante perceber que isso prejudica o desenvolvimento posterior daquela criança. Não adianta ela estar alfabetizada se ela não tem esse suporte para aprender, por exemplo, uma matemática ou outros processos.
O Colégio Empreender ainda trabalha com os pais essa ideia, explicando e conversando sobre um comportamento agressivo de um aluno, por exemplo. O objetivo é entender aquela criança para então poder solucionar o problema, trabalhando a raiz daquele comportamento.
Mais informações e contato com o Colégio Empreender na própria instituição, através do telefone (35) 3629 5732 ou e-mail [email protected]. As matrículas já estão abertas.