stá acontecendo em todo o Brasil um surto do vírus sincicial respiratório, causador da Bronquiolite. Esse vírus é classificado como pneumovirus, ou seja, é um vírus que ataca as vias aéreas e tem sintomas muito parecidos com aqueles provocados pela gripe, entretanto ele é especialmente perigoso para crianças com até dois anos de idade e por isso é necessário estar atento.
O coordenador da Faculdade Wenceslau Braz, Gustavo Thomazine, conta que no cenário mundial são 200 mil mortes por ano, em função desse vírus. A Bronquiolite é uma doença aguda, cujos sintomas começam após poucos dias de a pessoa contrair o vírus, e que provoca inflamação nos brônquios.
A inflamação causa um acúmulo de secreção e consequentemente um chiado, acompanhado de dificuldade para respirar. A doença pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, independente da faixa etária, entretanto a gravidade da doença e muito maior em crianças, que é o grupo de risco.
A Bronquiolite vai começar com uma febre baixa e espasmos respiratórios, evoluindo rapidamente.
A doença pode ser contraída através do contato da secreção contaminada, como saliva e secreção nasal, com mucosas da pessoa não infectada. Quando a pessoa contaminada tosse milhares de gotículas são espalhadas pelo ar e quando a pessoa aspira aquilo, ela acaba contraindo a doença.
Muitas vezes os pais contraem a doença e levam para casa, contaminando os seus filhos. Por conta disso também é indicado esperar 40 dias após o nascimento de uma criança, para começar as visitas.
Pessoas que desejem mais informações sobre a doença podem procurar a Faculdade Wenceslau Braz.