A cantora Elba Ramalho tomou uma atitude drástica depois da polêmica entre ela e cantores sertanejos, especialmente Marília Mendonça. Elba teria ficado muito magoada com o destaque que os cantores sertanejos tiveram na festa de São João, para ela uma celebração que deveria prezar pela tradição de artistas como ela. Por isso, a cantora não irá mais se apresentar no evento, diz o site Extra.
“São João não é festa do peão”, disse ela no último dia 11. “Quando me perguntaram em Caruaru sobre a campanha [de sobrevivência dos forrozeiros no São João], eu disse que acho que tem que equilibrar. É um direito do sertanejo estar no São João. Mas a grade de programação não pode ser feita de dezoito sertanejos e dois forrozeiros. Não é a festa do peão”.
Marília Mendonça, que se apresentou no São João, rebateu: “vai ter sertanejo no São João, sim. Porque quem quer é o público. Então, muito obrigada por me abraçarem. Sei que vocês gostam mesmo é de música boa. Não importa o estilo”.
A decisão de Elba representaria o fim de uma era, já que desde a década de 1980 ela foi uma das principais atrações do São João.