A poucas semanas do prazo final para entrega das declarações do Imposto de Renda, a delegada do Conselho Regional de Contabilidade – CRC MG, Elaine Guimarães, divulga a possibilidade de doar parte do Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência – FIA.
Elaine explica que na verdade não se trata de uma doação, mas sim uma destinação do imposto. Essa possibilidade de destinar o imposto ao FIA não é nenhuma novidade, já está prevista em Lei desde 1991. Cada município tem uma conta para que seja destinada parte do IR das pessoas físicas e jurídicas e o objetivo da campanha é esclarecer sobre essa possibilidade aos cidadãos itajubenses.
O vereador Ricardo Zambrana (Partido Verde) conta que a facilidade agora está em poder optar pela doação do imposto no próprio site da receita, ao fazer a declaração completa. Após preenchida, o cidadão irá decidir em quantas cotas ou se é cota única e nessa parte existe uma opção “Doação ao ECA”. Clicando naquele link haverá a opção de doar para o fundo municipal ou estadual.