O voo livre é classificado pela Federação Aeronáutica Internacional como um voo que não requer nenhum tipo de propulsão. Hoje dois equipamentos são usados na prática: o parapente e a asa-delta.
Os monitores de voo do Clube de Voo Livre Mantiqueira, Diego Vinícius e Josué Meystre, explicam que o voo livre é considerado um esporte, mas ainda está crescendo no Brasil. Já existem confederações da modalidade, sendo que cerca de 12 mil pilotos são federados. É importante lembrar que muitas pessoas aprenderam o esporte, mas não entraram em nenhum clube, então não entram nesse número.
As principais rampas do clube ficam na Pedra Branca, em Piranguçu, e no Mirante Vó Cótinha, em Brazópolis, onde será realizada a Primeira Corrida de Parapente da Mantiqueira. O evento acontecerá nos próximos dias 8 e 9 de abril, sendo que os participantes chegam na sexta-feira, dia 7, para adaptação à rampa. Na competição, os atletas precisam sair da rampa e chegar a um ponto pré-determinado.
Alunos que desejam ingressar no esporte devem procurar instrutores homologados e uma escola oficial para inicio do treinamento. De imediato o aluno fará voos duplos para determinar se ele tem ou não aptidão e se esse for o caso ele passará a aprender. Treinando uma vez por semana, entre seis e nove meses, o aluno estará apto a fazer um voo livre. Mais informações e contato com o Clube de Voo Livre Mantiqueira no site facebook Escola de Voo Livre Parapente Itajubá.