Os campeonatos regionais principalmente nos estados onde concentram os grandes clubes brasileiros, não são referenciais para medir o nível do futebol de seus clubes, nem são bons negócios para resolver os seus problemas financeiros. As formulas geralmente são definidas com uma genialidade de baratas. No campeonato carioca deste ano, os torcedores estão procurando um curso de extensão para entender as regras de tão confuso que ficou. Os quatro grandes clubes ficaram para a semifinal da Taça Rio e independentemente dos resultados, os mesmos quatro já estão definidos como semifinalistas do campeonato Carioca. Vale a pergunta: o que está valendo esta semifinal da taça Rio?
Em São Paulo, quatro grandes clubes também ficaram para a semifinal. Quatro clubes pequenos do interior estão tentando fazer o papel de azarão e jogar água no chope dos grandes. No próximo domingo teremos uma visão se houve surpresas.
Em Minas, Cruzeiro e Atlético já estão confirmados na semifinal parece que antes mesmo da bola rolar.
Agora uma formula de campeonato regional que parece que está consolidando como um gerador de emoções e renda é a Copa Nordeste que tem levado público aos estádios e gerado grandes emoções. Porque não pensar em criar a Copa Sudeste, Copa Sul, entre outros? Seria querer muito sair algo interessante das cabeças dos atuais cartolas de nosso futebol.
De qualquer forma chegou a hora de aproveitar que esses campeonatos estão na reta final para agora sim torcer e poder gritar de norte a sul de leste a oeste deste imenso Brasil: Éeeeeeeeeeee Campeãooooooo!
Pelo menos essa é a opinião do Prof. Ronaldo Abranches!