Às portas da 19ª Semana do Meio Ambiente, o Conexão Itajubá conversou com o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Corrêa, e com gerente de comunicação do Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas, Adriana Barbosa, que comentaram a programação do evento neste ano.
O Dia do Meio Ambiente é comemorado mundialmente no dia 5 de junho e a secretaria tem procurado nesta gestão fazer uma administração ambiental compartilhada com empreendedores e produtores, clientes e cidadãos itajubenses. O objetivo é desenvolver esse trabalho em parceria com os empreendedores visando a preservação ambiental do município e crescimento socioeconômico.
O secretário lembra o projeto do Parque Municipal de Itajubá, cuja ideia inicial era suprimir a mata ciliar existente na margem esquerda do Ribeirão José Pereira e instalar os três lagos do projeto. A secretaria naturalmente discordou disso e propôs uma alternativa com um lago maior que atendesse o município e recuasse os 30 metros para que não prejudicasse a Área de Preservação Permanente.
Outro exemplo de atuação da secretaria é quanto às queixas de ruído e denuncias de perturbação de sossego. Ricardo destaca que a Prefeitura pretende levar os grandes eventos de Itajubá para o Parque Municipal e no que diz respeito a repúblicas e carros de som, um trabalho está sendo desenvolvido para garantir que a legislação seja respeitada. Também há um trabalho de fiscalização na cidade.
A Semana do Meio Ambiente trará em parceria com a Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, um Seminário de Meio Ambiente e Energia Renovável nos dias 7 e 8 de junho. Adriana Barbosa comenta que essa é a 12ª edição do seminário, coroando seu sucesso. O destaque deste ano serão duas palestras sobre a área ambiental, a primeira com título O manejo integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí e a segunda sobre proteção e recuperação de nascentes. Também haverá apresentação de trabalhos técnicos de alunos de graduação e pós-graduação de Itajubá e região.
Toda comunidade está convidada a participar do seminário. Inscrições, maiores informações e programação do evento no site www.seminariosemear.com.